domingo, 12 de dezembro de 2021

Até quando a erupção do vulcão Cumbre Vieja vai continuar?

 Até quando a erupção do vulcão Cumbre Vieja vai continuar?

Rios de lava incandescente cruzam as paisagens das Ilhas Canárias de forma constante desde o dia 19 de setembro


Erupção do Cumbre Vieja já dura mais de dois meses   MIGUEL CALERO/EFE - 28.11.2021



O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias, está desde o dia 19 de setembro a lançar lava pela sua cratera. Com quase três meses de atividade, os rios incandescentes de lava devem continuar pelo menos até fevereiro do próximo ano.

Segundo o professor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) Breno Waichel, não é possível determinar a duração precisa de um evento como uma erupção vulcânica.

“Nenhum vulcanólogo fala em previsão. Vai depender da quantidade de magma que vier do manto. Se esse fornecimento de magma for contínuo, ele pode ficar mais dois meses”, explica Waichel em entrevista ao R7.

Na opinião do professor da UFSC, é importante levar o histórico de erupções do Cumbre Vieja para estipular uma estimativa. “Pode ser dois, três meses. Um ano já acho difícil pelo histórico das erupções daquela região na ilha de La Palma”, conta o especialista.

Diferentemente do que possa parecer, a propagação da lava não causa uma grande destruição da ilha, Waichel entende que este é um processo natural e necessário para a existência daquela porção de terra no meio do oceano Atlântico.

Cumbre Vieja em erupção

“O Cumbre Vieja não está a destruir a ilha, ele está a fazê-la crescer. Aquela ilha só existe porque os vulcões a criaram. Sempre que ocorrer um episódio vulcânico, a ilha vai crescer. Quando a lava chega ao mar, ela cria o que se chama de delta de lava.”

Até ao final de setembro, a ilha de La Palma havia crescido pelo menos 3 km² com o avanço de lava até o oceano Atlântico. O encontro do “rio de lava” a mais de 1000°C com o mar produz uma nuvem de vapor que não é tóxico, segundo o professor da UFSC.

“Não há gases tóxicos. Um vulcanismo como este tem um pouco de enxofre, que gera aquele cheiro de ovo podre, de estação de esgoto”, conta o professor, e explica que o vapor é apenas água a ferver.

Câmaras de magmas fornecem lava ao vulcão

Um vulcão é uma espécie de iceberg, do qual observamos apenas a ponta acima da linha do horizonte. Waichel estima que o Cumbre Vieja tenha pelo menos 2,5 km de extensão com câmaras que armazenam o magma que alimentam a erupção nos últimos três meses.

A lava que sai pelo vulcão tem origem próxima ao núcleo da Terra, a cerca de 3.000 km de profundidade. O calor que gera o magma ascende em direção à superfície e cria câmaras de armazenamento.

“Câmaras magmáticas são, como o nome diz, um grande reservatório de magma. Por baixo do Cumbre Vieja, por exemplo, tem a câmara magmática, mas pode ter outras maiores abaixo dele. A câmara que está mais perto da superfície é a que ejeta o material para fora do vulcão”, explica o professor da UFSC.

Segundo Waichel, a duração desta erupção mostra que as câmaras magmáticas por baixo do Cumbre Vieja continuam a ser alimentadas, motivo pelo qual a erupção não cessa.

Apesar do grande volume de lava, os moradores da ilha estão acostumados e preparados para eventos como estes. O instituto geofísico de La Palma tinha conhecimento da erupção cerca de duas semanas antes, e preparou toda a população para a erupção.

 “Todos os vulcões das Canárias têm detetores de sismos, por isso os especialistas espanhóis viram duas semanas antes que aumentou a quantidade de microtremores nesses sensores geofísicos”, conclui o professor.

Retirado de https://noticias.r7.com/internacional/ate-quando-a-erupcao-do-vulcao-cumbre-vieja-vai-continuar-11122021#/foto/6

Sem comentários:

Enviar um comentário

Resposta à da Adivinha Geológica 4