domingo, 12 de dezembro de 2021

FAO alerta sobre degradação de um terço dos solos do planeta

FAO alerta sobre degradação de um terço dos solos do planeta

ONU News

9 de dezembro de 2021

Universidade de Plymouth/Carey Marks
Erosão do solo arrasta entre 20 e 37 bilhões de toneladas da camada superior do recurso anualmente

O Brasil pode baixar a produção de trigo e café; relatório enfatiza a pressão do aumento populacional sobre a terra e os recursos hídricos; dois terços de pessoas devem habitar em vilas e cidades em 2050; crescimento deve impactar a saúde, com questões como desnutrição, obesidade e deficiências de micronutrientes.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, destaca que cerca de 33% do solo a nível global está moderada ou altamente degradado.

A agência publicou o relatório a Situação Mundial da Terra e dos Recursos Hídricos para Alimentos e Agricultura - Sistemas em ponto de rutura.

Brasil

O único país lusófono mencionado é o Brasil, ocupando a terceira posição entre as cinco áreas com maior área florestal. Com 491 milhões de hectares registados em 2020, o país vem depois do total do resto do mundo e da Rússia.

ONU/Martine Perret
Brasil deverá baixar produção do trigo de sequeiro e café

O Brasil também é citado pelo aumento de terras agrícolas que vêm sendo concentradas por grandes fazendeiros de economias de renda mais alta. O mesmo ocorre nos Estados Unidos, e na maioria das nações europeias, exceto em Espanha.

Nas terras brasileiras deve haver uma redução da produção do trigo de sequeiro, seguindo a tendência da África Central, Ásia Central e Índia.

A produção do café brasileiro também poderá baixar como consequência do aumento das temperaturas globais. O fenómeno poderá afetar de forma adversa a safra comercial tradicional.

Crescimento urbano

As áreas urbanas ocupavam menos de 0,5% da superfície terrestre em 2000. A FAO prevê que dois terços dos habitantes da terra ocupem vilas e cidades em 2050. O maior crescimento será em países menos desenvolvidos na África e na Ásia.

Moradores de áreas urbanas consomem mais alimentos processados, que ​​podem dominar as dietas urbanas e resultar em graves efeitos na saúde, incluindo desnutrição, obesidade e deficiências de micronutrientes.

Cifor/Ollivier Girard
Relatório enfatiza pressão do aumento populacional sobre a terra e os recursos hídricos

O rápido crescimento das cidades vem tendo um impacto significativo sobre a terra e os recursos hídricos, invadindo terras agrícolas de boa qualidade.

O documento refere ainda que a agricultura de sequeiro produz 60% dos alimentos do mundo, ocupando 80% das terras cultivadas. Já a irrigada produz 40% em 20% da terra.

Carbono, nutrientes e água

Outra questão destacada no relatório é o impacto da erosão do solo, que arrasta entre 20 e 37 bilhões de toneladas da camada superior do recurso anualmente.

Esta situação reduz o rendimento das lavouras e a capacidade do solo de armazenar e reciclar carbono, nutrientes e água.

As perdas anuais observadas na produção de cereais devido à erosão são estimadas em 7,6 milhões de toneladas.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Resposta à da Adivinha Geológica 4