sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Unesco promove evento global sobre água em megacidades

 

Unesco promove evento global sobre água em megacidades

ONU News

11 jan 2022 - Clima e Ambiente

Unicef/Christopher Herwig
Globalmente, cerca de 2 bilhões de pessoas consomem água contaminada.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura reúne 2 mil representantes do setor online para discutir soluções; a agência lembra que as grandes cidades continuam a crescer; dados apontam que, até 2030, 60% da população mundial viverá em áreas urbanas. 

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, promove nesta semana a Conferência Internacional sobre Água, Megacidades e Mudança Global. 

O evento online deve reunir mais de 2 mil participantes e procura soluções para o acesso global à água, que se torna preocupante, especialmente nas zonas urbanas.

Banco Mundiaç/Arne Hoel
Unesco promove Conferência Internacional sobre Água, Megacidades e Mudança Global

Desafios 

A agência acredita que a diversidade de conhecimento e de recursos técnicos e financeiros existentes nas megacidades são uma oportunidade para criar soluções inovadoras e garantir o acesso à água e ao saneamento para todas as populações. 

De acordo com o secretário do Programa Hidrológico Intergovernamental da Unesco, Abou Amani, o encontro reunirá os atores do setor para construir soluções aos desafios relacionados à água que as megacidades enfrentam, especialmente com as mudanças climáticas e a pandemia. 

Abou Amani reforça que o trabalho realizado nesta conferência ecoa a principal prioridade da Divisão de Ciências da Água da Unesco: usar a ciência para alcançar um mundo com água segura para todos. 

Crescimento 

De acordo com a Unesco, até 2030, mais de mil milhões de pessoas devem viver em, aproximadamente, 100 grandes cidades e 60% da população mundial viverá em áreas urbanas.  

Atualmente, a proporção da população urbana em algumas regiões já ultrapassa 70% e a projeção é que o crescimento populacional nas próximas décadas seja maior nesses locais, particularmente nas regiões com mais de 10 milhões de habitantes.  

A Unesco lembra que as megacidades são encontradas em todos os continentes, exceto na Oceania. Elas cobrem diversas áreas geográficas com uma ampla gama de climas e geralmente estão localizados perto de rios, lagos ou mares.

Retirado de https://news.un.org/pt/story/2022/01/1775972?utm_source=ONU+News+-+Newsletter&utm_campaign=c0488f2da7-EMAIL_CAMPAIGN_2022_01_12_01_00&utm_medium=email&utm_term=0_98793f891c-c0488f2da7-107783233


Sem comentários:

Enviar um comentário

Resposta à da Adivinha Geológica 4