sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

FAO divulga lista com 17 ações para promover sustentabilidade agora e em 2022

 

FAO divulga lista com 17 ações para promover sustentabilidade agora e em 2022

ONU News

28 de dezembro de 2021 - ODS

Conor Lennon/ ONU News
Guia ajuda todos a refletirem como melhor contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável durante este período de festas e nos demais dias do novo ano

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura elaborou um guia baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; dentre as dicas estão, comprar produtos com menos embalagens, dar preferência a produtores locais e sempre conferir a etiqueta para saber se o fruto do mar foi pescado ou cultivado de forma sustentável.

Esta é a época do ano para passar com familiares e amigos, a cozinhar, a trocar presentes ou a viajar para se reunir com entes queridos; e tudo isso pode ser feito de uma forma mais sustentável, respeitando as pessoas, as cidades e o planeta.

A sustentabilidade ultrapassa o cuidado com o meio ambiente. Condições básicas para a vida como trabalho, educação, segurança, saúde, oportunidades iguais e uma qualidade de vida vibrante são todos aspetos que envolvem uma escolha sustentável.

Para ajudar todos a refletirem como melhor contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável durante este período de festas e nos demais dias do novo ano, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, preparou o seguinte guia com 17 formas de ação, o mesmo número dos ODS.

1. Coloque os outros em primeiro lugar – ODS 1

Hoje, mais de 700 milhões de pessoas vivem na extrema pobreza. Muitas não têm sequer acesso a serviços básicos para suprir as suas necessidades como cuidados de saúde, alimentos, educação, água e saneamento básico. Por que não dedicar mais tempo para se voluntariar numa cozinha comunitária para quem não tem comida ou num abrigo para pessoas que não têm onde morar? Com isso, garantirá que ninguém se sinta excluído neste fim de ano.

2. Pense na quantidade de comida que consome! – ODS 2

Desperdice menos comida e compre alimentos da estação, de mercados locais e que são produzidos de forma sustentável. Doe itens não perecíveis para locais que oferecem alimentos gratuitos a quem não tem o que comer. Mais de 800 milhões de pessoas não terão nada para comer nesta época do ano, e a pandemia da Covid-19 só agravou essa situação.

3.Tenha um estilo de vida saudável – ODS 3

Ter acesso a alimentos nutritivos é fundamental para a saúde de uma pessoa. Isto permite-nos crescer, combater doenças e viver de forma produtiva. Nestas festas, coloque alimentos nutrientes no menu e não esqueça de fazer exercício. Outro recado: combata a tendência de comer demais.

4. Dê de presente ou doe um livro a alguém – ODS 4

Em 2018, quase 20% das crianças e dos jovens ao redor do mundo não frequentavam a escola.  Sem uma boa educação, as crianças não somente colocam sua própria subsistência em risco como também a sua oportunidade de contribuir, de forma significativa, para a sociedade. Promova a educação ao doar livros ou material escolar durante essas festas.

5.  Apoie outras mulheres! – ODS 5

Mulheres e meninas representam metade da população mundial e metade do potencial global.  Mas a desigualdade persiste em todas as partes. Nestas festas, celebre as mulheres que fazem parte da sua vida. E no novo ano, apoie as mulheres da sua comunidade. Se é uma menina ou adolescente, termine seus estudos e escolha a carreira dos seus sonhos.

6. Reduza o seu consumo de água – ODS 6

Não existe vida sem água. Precisamos do recurso para beber, para limpar, cozinhar, cultivar alimentos e fazer muito mais. Nessas festas, use menos água ao fechar bem as torneiras ao lavar louças e passe menos tempo no chuveiro!

7.  Economize energia – ODS 7

As festas são também a época das luzes. Mas em todo o mundo, uma em cada 10 pessoas precisa de acesso à energia elétrica. Este ano, caso use luzes na sua decoração, prefira a tecnologia LED ou outras soluções de energia eficientes. Desligue as luzes ao sair das divisões da casa e por que não começar a usar painéis solares em 2022?

8.  Compre em lojas e empresas com responsabilidade social – ODS 8

Ao comprar presentes, apoie empresas conhecidas por boas condições de trabalho com os seus empregados. Por causa da Covid-19, 1,6 mil milhões de trabalhadores estão sob risco de perder o emprego. Apoie a economia local ao comprar de produtores locais.

 9.   Seja inovador (a) – ODS 9

Pense diferente nestas festas. Práticas e tecnologias inovadoras podem ajudar a desenvolver sociedades inteiras de várias maneiras.

10.    Esteja consciente sobre as desigualdades – ODS 10

Nesta estação, procure informar-se mais sobre a situação da sua comunidade e procure iniciativas para eliminar as desigualdades. Pense em oportunidades de voluntariado ou participe em ações de doação.

11. Defenda uma cidade sustentável – ODS 11

Os centros urbanos geralmente reinventam-se para as festas com luzes e outras decorações para elevar os ânimos de seus moradores. Mas se fosse possível reinventar ainda mais que as suas próprias fachadas? Para 2022, defenda o tipo de cidade sustentável na qual acredita. Fale com vereadores do seu distrito, participe de uma coletividade de limpeza ou até mesmo doe uma árvore para a sua cidade.

12.  Adote um estilo de vida reciclável – ODS 12

Lembre-se de reduzir o lixo, reutilize sempre que possível e recicle. Compre alimentos e produtos com o mínimo de embalagens. Presenteie produtos ambientalmente corretos, embale os presentes também dessa forma e prefira empresas que pensam no meio ambiente.

13.  Seja consciente na forma como se alimenta e como compra – ODS 12

Nestas festas, lembre-se do impacto que a comida que come tem sobre o planeta. Insira mais cereais e legumes na sua dieta. Eles são nutritivos e consomem menos água na produção. Reduza a sua pegada de carbono ao conduzir menos, comprar produtos da época e não esqueça de levar o seu saco ao mercado para evitar gastar mais papel e plástico!

14. Seja gentil com os oceanos – ODS14

Prefira o pescado que tenha sido capturado ou cultivado de forma sustentável, como peixes que têm uma etiqueta ecológica. Dispense produtos com excesso de embalagem que quase sempre termina nos oceanos.

15. Mantenha os parques e os solos limpos – ODS 15

As festas podem gerar muito desperdício. Então, recicle bem o seu lixo. Os componentes químicos, por exemplo, de pilhas e de detergentes podem poluir o solo se depositados ali.

16. Promova inclusão e o respeito aos outros – ODS16

Nesta época do ano, esforce-se para aprender mais de outras tradições e feriados religiosos. Nem todas as pessoas vão celebrar o mesmo feriado. Aprender mais sobre os outros pode ajudar a cultivar o respeito por pessoas de origens diferentes, religiões, géneros e orientações sexuais e de opiniões diferentes das suas.

17. Compartilhe o que sabe! – ODS 17

Compartilhe esta lista e apoie as iniciativas locais que promovem o desenvolvimento sustentável.  As nossas ações fazem o nosso futuro então, comece agora a fazer a diferença nestas festas.

 

Junte-se a uma iniciativa comunitária e seja mais forte!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Resposta à da Adivinha Geológica 4