domingo, 11 de abril de 2021

Vulcão das Caraíbas "explode" e envia colunas de cinzas a 8 quilómetros de altura

 

Vulcão das Caraíbas "explode" e envia colunas de cinzas a 8 quilómetros de altura

9 Abril 2021, 20:37

por Graça Andrade Ramos – RTP

O La Soufriére na ilha de São Vicente nas Caraíbas entrou em erupção sexta-feira 9 de abril de 2021 Reuters

Inativo durante décadas, o vulcão La Soufriére, da ilha de São Vicente, entrou em erupção esta sexta-feira (09/04), espalhando cinzas nas aldeias em torno. Cerca de 16.000 pessoas estão a ser evacuadas para abrigos, longe do perigo, para navios cruzeiro e para ilhas próximas.

"Às 08:41 (13:41 hora de Lisboa), uma erupção explosiva deflagrou no vulcão Soufriére, em São Vicente. É o ponto culminante da atividade sísmica que começou em 8 de abril. A erupção está ainda a ocorrer", informou o Centro de Pesquisa Sísmica da Universidade das Índias Ocidentais em Trinidad e Tobago, na sua conta na rede social Twitter.

https://www.wort.lu/pt/mundo/cara-bas-ilha-de-s-o-vicente-em-panico-com-erupc-o-do-vulc-o-6071da35de135b923672ed2a

Ralph Gonsalves, primeiro-ministro de São Vicente e Grenadines, uma cadeia de pequenas ilhas das Caraíbas, ordenou a evacuação da área na quinta-feira, quando os sinais de atividade vulcânica iniciados em dezembro se agravaram. "As pessoas ainda estão a ser evacuadas da zona vermelha, começou ontem à noite e prolongou-se pela madrugada" disse Lavern King, de 28 anos, voluntário nos abrigos da capital Kingstown e noutros locais. "Está tudo em ebulição".

A erupção súbita das últimas horas lançou plumas de fumo e cinzas a oito quilómetros de altura. As cinzas caíram mesmo no aeroporto internacional de Argyle.

Erouscilla Joseph, diretora do Centro de Pesquisa Sísmica admitiu que "podem ocorrer mais erupções" sem que seja possível prever se serão mais fortes ou mais fracas.

Não há notícia imediata de vítimas.

A última erupção do La Soufriére - cujo nome significa boca de súlfur ou enxofre - deu-se em 1979, depois da penúltima, em 1902, ter morto 1.600 pessoas.

Evacuação

Dois navios dos Cruzeiros Royal Carabbien são esperados esta sexta-feira e um terceiro para os próximos dias, assim como dois navios Carnival, para recolher pessoas. As ilhas de Barbados, Antígua, Santa Lúcia e Granada prontificaram-se a acolher os deslocados.

"Não vai correr tudo perfeitamente, mas se todos cooperarmos iremos sair disto mais fortes do que nunca", afirmou o primeiro-ministro, revelando que tem estado em contacto com os seus homólogos da região para que as pessoas sem passaporte possam viajar apenas com o bilhete de identidade.

"Isto é uma emergência e todas as pessoas compreendem isso", disse Gonsalves.

A pandemia de Covid-19 arrisca complicar a evacuação, com o primeiro-ministro a exigir que as pessoas sejam vacinadas antes de embarcarem nos navios cruzeiro fretados para o efeito, ou de serem transportadas para residência temporária noutras ilhas.

Gonsalves recomendou que os deslocados que prefiram ficar em São Vicente e nas Grenadines se façam igualmente vacinar. A cadeia de ilhas tem pouco mais de 100 mil habitantes.

    Localização do vulcão La Soufriére em S. Vicente, Caraíbas.

Atividade noutros vulcões

Peritos sísmicos "alertaram as autoridades para a possibilidade de erupção depois de notarem um aumento dos movimentos do magma próximo da superfície às 03h00 da madrugada de quinta-feira" dia 8 de abril, referiu Joseph. A situação agravou-se muito rapidamente, acrescentou, para sublinhar a impossibilidade de prever o que pode suceder nas próximas horas ou dias.

Entre outras anomalias, a equipa de sismólogos enviados para São Vicente em dezembro, observou alterações no lago da cratera, a formação de um novo cume, emissões de gases e atividade sísmica.

Erouscilla Joseph revelou que se organizaram equipas para recolher os habitantes das zonas vermelhas sem meios de transporte para os levar até aos abrigos improvisados. "Sabemos quem são porque estudámos isso com tempo", afirmou.

Aqueles que embarcarem nos navios permanecerão ao largo enquanto for necessário sem necessidade de desembarcarem noutros portos, acrescentou.

O Governo local apelou a população a manter a calma. "Não quero que entrem em pânico, isso seria o pior que poderiam fazer", referiu Gonsalves.

A imprensa local tem referido igualmente o aumento recente da atividade no Monte Pelee, na ilha da Martinica, a norte de São Vicente e além de Santa Lúcia.

Nas ilhas leste das Caraíbas existem vários outros vulcões e 17 dos 19 ativos na área encontram-se em 11 ilhas, com os dois restantes, submarinos, ao largo de Granada. Um destes, Kick'Em Jenny, tem estado ativo nos últimos anos.

Apesar disso, o que tem registado maior atividade é o Soufriére Hills em Montserrate, em erupção contínua desde 1995 e que destruiu a cidade capital, Plymouth, e matou 19 pessoas em 1997.

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/vulcao-das-caraibas-explode-e-envia-colunas-de-cinzas-a-8-quilometros-de-altura_n1311119

Sem comentários:

Enviar um comentário

Resposta à da Adivinha Geológica 4