domingo, 14 de junho de 2020

Dia Mundial do Vento

Dia Mundial do Vento

História do vento em 60 segundos

https://www.youtube.com/watch?time_continue=7&v=JIJ2-MkdcLg&feature=emb_logo


O Dia Mundial do Vento (Global Wind Day) foi criado em 2007, pela Wind Europe, em parceria/coordenação com o Conselho Mundial de Energia Eólica (GWEC)com o intuito de chamar a atenção para o grande potencial do vento como recurso de produção de eletricidade renovável.
Este evento mundial ocorre anualmente no dia 15 de junho e é um dia para descobrir as potencialidade e vantagens da energia eólica. Segundo o GWEC, mais de 80 países a nível mundial, têm parques eólicos em operação, que permitem reformular os sistemas de energia, descarbonizar as economias e impulsionar empregos e crescimento.


Principais vantagens da Energia Eólica:

  1. É inesgotável;
  2. Diminui a emissão de gases de efeito de estufa (GEE);
  3. Os parques eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado;
  4. Cria empregos;
  5. Potencia o investimento em zonas desfavorecidas;
  6. Reduz a dependência energética do exterior;
  7. Maior poupança devido à menor aquisição de direitos de emissão de CO2 por cumprir o protocolo de Quioto;
  8. É uma das fontes mais baratas de energia podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais;
  9. Os aerogeradores não necessitam de abastecimento de combustível e requerem escassa manutenção, uma vez que normalmente só se procede à sua revisão de seis em seis meses;
  10. Excelente rentabilidade do investimento. Em poucos meses, o aerogerador recupera a energia gasta com o seu fabrico, instalação e manutenção.

A Energia Eólica em Portugal

Desde o ano 2000 tem-se vindo a verificar um crescimento contínuo das centrais eólicas em Portugal, motivado por uma aposta estratégica da política nacional e europeia nos recursos endógenos e renováveis.
A energia eólica tornou-se um recurso marcante no mix elétrico nacional, contribuindo de forma decisiva, para que as fontes de energia renovável tenham passado a ter uma expressão superior à geração a partir de combustíveis fósseis.
Desde o início do ano de 2019, as fontes de eletricidade renovável representaram 58,16% do mix de produção de eletricidade em Portugal Continental, sendo 29,33% é apenas referente à energia eólica.
O setor eólico tem contribuído de forma determinante para a economia nacional, graças ao investimento tanto de empresas nacionais como empresas internacionais a operar no país.

Curiosidades sobre a Energia Eólica

Em preparação para este dia, a Wind Europe e o GWEC, disponibilizaram no site oficial – “Global Wind Day“, alguns vídeos informativos, que explicam em 60 segundos, algumas curiosidades sobre a Energia Eólica. Veja aqui algumas dessas curiosidades.

Como é que as turbinas eólicas geram eletricidade?

Porque é que as turbinas eólicas são brancas?

Porque é que as turbinas eólicas têm 3 pás?


O que está abaixo da superfície?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Resposta à da Adivinha Geológica 4