quarta-feira, 17 de junho de 2020

Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação

Quando o solo pede ajuda






Photo: Avijit Ghosh - Future Without Green (India)/ UNCDD Photo contest 2018.

A Desertificação é a degradação do solo em zonas áridas, semi-áridas e sub-húmidas. É causada, principalmente, por atividades humanas e variações climáticas. A Desertificação não se refere à extensão dos desertos já existentes. Ocorre porque os ecossistemas terrestres do planeta são extremamente vulneráveis à sobre-exploração e ao uso inapropriado do solos.
Pobreza, instabilidade política, desflorestação, o sobrepastoreio e más práticas de rega podem minar a produtividade dos solos.
O Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação tem como objetivo promover a consciência pública e envidar esforços internacionais de combate à desertificação. É um momento único para relembrar a todos que é possível alcançar uma solução para este problema desde que haja forte envolvimento das comunidades e cooperação a diferentes níveis.

Ainda mais especialmente nestes tempos, tendo em conta a situação da COVID-19. As ações baseadas na compreensão clara dos direitos, recompensas e responsabilidades da gestão dos solos podem ajudar a resolver as consequências da COVID-19, combatendo um dos principais motores ambientais dos surtos de doenças infeciosas emergentes. Ao mesmo tempo, o reforço da resiliência dos nossos sistemas alimentares e hídricos pode ajudar a reduzir os efeitos da pandemia na pobreza global e na insegurança alimentar. Hoje, o lema "Terra saudável = pessoas saudáveis" promovido pela Convenção de Combate à Desertificação, é mais verdadeiro do que nunca.
adaptado de https://www.un.org/en/observances/desertification-day (consultado a 15/06/2020)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Resposta à da Adivinha Geológica 4