quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Sismo de magnitude 7,7 nas Caraíbas. Afastado perigo de Tsunami



JM Madeira

Artigo | 28/01/2020 21:47



Um sismo de 7,7 no mar das Caraíbas, levantou esta terça-feira um alerta de tsunami que foi afastado pouco depois. O sismo foi sentido até em Miami, nos Estados Unidos.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) deu conta de um sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter, com epicentro no mar das Caraíbas, a 125 quilómetros da cidade de Lucea, na Jamaica.
O sismo ocorreu às 14h10 (hora local, 19h10 em Lisboa) desta terça-feira (28 de janeiro), a uma profundidade de 10 quilómetros e a uma distância equivalente das costas marítimas do sudeste de Cuba (80 km) e do extremo noroeste da Jamaica (125 km).
O USGS deu conta de relatos de pessoas que sentiram o sismo no centro de Miami, nos Estados Unidos, onde alguns edifícios foram evacuados. As autoridades locais anunciaram a criação de centros de resposta ao incidente.
O centro de alertas de tsunami PTWC dava indicação de que seria possível a chegada de ondas de até um metro de altura acima do nível da maré nas costas de Belize, Cuba, Honduras, México, Ilhas Caimão e Jamaica. Porém, pouco mais de uma hora depois, o alerta foi levantado, tendo o risco de tsunami diminuído.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Resposta à da Adivinha Geológica 4