sábado, 20 de março de 2021

Sismo de magnitude 7.2 no Japão

 

Japão. Levantado o alerta de tsunami depois de sismo de magnitude 7,2


por RTP

atualizado a 20 de março de 2021, 12:25

Um sismo de 7.2 na escala de Richter atingiu, este sábado, o nordeste do Japão. De acordo com a televisão pública NHK, atingiu áreas devastadas pelo terramoto de 2011 e gerou um tsunami de um metro. Inicialmente, as autoridades alertaram a população para se afastar das zonas costeiras, mas, entretanto, foi levantado o alerta de tsunami.

Localização do epicentro perto da costa Este de Honshu, Japão


De acordo com a agência meteorológica japonesa, o terramoto ocorreu às 18h09 locais (9h09 em Lisboa) perto da costa de Miyagi, a uma profundidade de 60 Km do Oceano Pacífico. Logo após o abalo, foi emitido um alerta de tsunami para a prefeitura de Miyagi, sendo a população da região advertida para se afastar das zonas costeiras.

Entretanto, as autoridades japonesas levantaram o alerta de tsunami segundo avança a CNN.

A televisão estatal NHK adianta que, minutos depois do sismo, verificou-se uma subida do nível do mar em cerca de um metro, junto à costa de Miyagi, mas não foram registadas mais ocorrências na região nordeste do arquipélago.

Devido ao alerta de tsunami, a cidade de Watari emitiu uma ordem de evacuação cobrindo 2.527 casas e 6.911 residentes. O U.S. Geological Survey (USGS) disse que o terramoto se centrou a 34 quilómetros a leste de Ishinomaki.

Não há, até agora, relatos de danos provocados pelo sismo em Miyagi e as autoridades locais estão a inspecionar as instalações nucleares da região, de acordo com a imprensa local.

A Tohoku Electric Power Co já suspendeu a central nuclear de Onagawa e está a verificar se há alguma irregularidade. Um porta-voz da Tokyo Electric Power disse à Reuters que a empresa está a avaliar as condições da estação de energia Fukushima Dai-Ichi, que foi destruída pelo grande terramoto de março de 2011, e que causou derrames nucleares e evacuações em massa.

Após o abalo, parte da região ficou sem eletricidade, adianta também a Reuters.

"De repente, o terramoto dá-se por cerca de 20 segundos", disse um oficial da cidade de Iwanuma à emissora nacional. "O tremor fez com que as coisas de uma mesa se movessem, mas não caíram, e eu senti que foi menor do que o terremoto do mês passado".

"Foi um tremor muito forte e longo, de um lado para o outro. Foi ainda mais longo do que o terramoto do mês passado, mas pelo menos o prédio aqui está bom", disse também à NHK a gerente de uma loja na cidade de Ishinomaki, na província de Miyagi.

O sismo foi sentido também na capital, Tóquio, a cerca de 300 km de distância do epicentro.

Este aviso de terramoto e tsunami chega poucos dias depois de o Japão ter assinalado os 10 anos desde o catastrófico terramoto de magnitude 9,0 de 11 de março de 2011, que desencadeou um tsunami assassino. Foi o chamado desastre triplo afetou o nordeste do Japão, incluindo Miyagi.

Recorde-se que no mês passado, a região foi abalada por outro forte terramoto que feriu dezenas de pessoas.

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/japao-levantado-o-alerta-de-tsunami-depois-de-sismo-de-magnitude-72_n1306001

https://www.publico.pt/2021/03/20/mundo/noticia/alerta-tsunami-japao-sismo-magnitude-72-1955253


Sem comentários:

Enviar um comentário

Resposta à da Adivinha Geológica 4