quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Erupção do vulcão Kilauea estabilizou dentro da sua cratera

Erupção do vulcão Kilauea estabilizou dentro da sua cratera

10:01 - 23 Dezembro 2020


   Erupção do vulcão Kilauea

A erupção explosiva que começou no passado domingo (20/12) numa cratera do vulcão Kilauea, no Havai estabilizou, embora existam algumas fissuras nas suas paredes, informou o US Geological Survey (USGS).

A erupção, que projetou colunas de fumo e fogo para o céu, foi detetada pelo Observatório de Vulcões USGS Havaiano (HVO) dentro da cratera Halemaumau, no topo do vulcão Kilauea, uma “grande depressão vulcânica em forma de bacia”, apontou este órgão no seu site.

No entanto, o USGS apontou que a erupção estabilizou dentro da cratera, embora com a presença de um “lago de lava e duas fissuras ainda ativas”.

Apesar do inesperado da erupção, nenhuma evacuação foi necessária, uma vez que a atividade vulcânica esteve confinada dentro da cratera.

Esta terça-feira (22/12) os oficiais da Defesa Civil do Havai, juntamente com os especialistas do HVO, relataram que a erupção “estabilizou dentro da cratera”, informou o canal Hawaii News Now, que transmitiu imagens na noite passada mostrando densas nuvens de fumo e detonações de fogo a projetar-se no céu noturno.

Além disso, especialistas do USGS indicaram que “fontes de lava precipitaram-se a cerca de 50,5 metros do céu alimentando um lago de lava que cresce dentro da cratera”, uma de cujas fissuras permanece muito ativa.

Da mesma forma, geólogos do USCS detetaram um terramoto de magnitude 4,4 no sul de Kilauea na noite de domingo, com o epicentro localizado a uma profundidade de 5,4 quilómetro), “mas muito fraco para desencadear um tsunami”.

https://greensavers.sapo.pt/erupcao-do-vulcao-kilauea-estabilizou-dentro-da-sua-cratera/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Resposta à da Adivinha Geológica 4