quarta-feira, 24 de abril de 2019

Sismo de magnitude 6.1 provoca vários mortos nas Filipinas

Sismo de magnitude 6.1 provoca vários mortos nas Filipinas


As Filipinas foram atingidas nos últimos dias por dois fortes sismos: o primeiro provocou 11 vítimas no norte do país. Em Manila, os arranha-céus oscilaram imenso e algumas horas depois, outro sismo atingiu o centro da cidade.

Alfredo Graça
23 ABR. 2019 - 17:15 


As Filipinas foram atingidas nas últimas horas por uma série de sismos. O primeiro sismo ocorreu a 22 de abril e teve magnitude 6.1. Atingiu o norte do país e provocou 11 vítimas. O sismo teve epicentro a cem quilómetros de Manila e hipocentro a 20 km de profundidade na região de Luzon Central.


Na capital das Filipinas, o sismo foi fortemente sentido e os arranha-céus oscilaram imenso. A água das piscinas situadas nos telhados de alguns arranha-céus escorregou para o vazio depois do forte 'abanão', originando uma cascata. Impressionantes são também as fotografias que mostram as enormes oscilações dos arranha-céus.

Posteriormente, um novo sismo sacudiu as Filipinas, desta vez mais a Sul: o novo sismo de magnitude 6.3 desta feita atingiu o centro do país, o epicentro teve lugar a 13 km da cidade de Tutubigan, enquanto o hipocentro teve profundidade de 70,2 km. A profundidade deste novo sismo provavelmente evitou mais danos.
O sismo de magnitude 6.1 que atingiu o Norte, particularmente a região de Luzon Central, causou imensos danos. De momento, já subiu para 16 o número de mortos. Durante a noite, na verdade, equipas de resgate encontraram os corpos de algumas pessoas soterrados nos destroços na província de Pampanga, a norte de Manila.

As Filipinas localizam-se numa área de elevada sismicidade devido ao choque de várias placas tectónicas. Elas dispõem-se ao longo do "Anel de Fogo" do Pacífico, o grande anel que rodeia o Oceano Pacífico, e onde a atividade tectónica provoca sucessivos sismos e erupções vulcânicas.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Resposta à da Adivinha Geológica 4