sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Exposição Mar Mineral




Exposição Mar Mineral - Museu Nacional de História Natural e da Ciência - até 31 de dezembro de 2018.


Esta exposição integra-se no plano de atividades definido para o projeto europeu “Blue Mining: breakthrough solutions for sustainable deep sea mining” para o triénio 2016/2018 (www.bluemining.eu), e constitui uma das componentes fundamentais no processo integrado de produção e divulgação científica na área dos Recursos Naturais e Sustentabilidade, desenvolvido no âmbito deste projeto na Universidade de Lisboa.
A população mundial excede já os 7500 milhões de pessoas, e prevê-se que continue a crescer até atingir cerca de dez mil milhões. Existem atualmente cerca de dois mil milhões de telemóveis (smartphones) em uso, e prevê-se que, em 2020, o número suba para mais de seis mil milhões. Face a esta pressão, o direito de acesso de todos às novas tecnologias obriga a repensar o fornecimento de matérias primas, trazendo para a ordem do dia novas fontes de matérias primas, nomeadamente a exploração dos fundos marinhos.
Todos somos defensores de energias renováveis e não poluentes (as chamadas energias verdes) mas muitos de nós ignoramos as tremendas dependências das energias verdes de matérias primas estratégicas e de alta tecnologia, como terras raras e cobalto. Em breve poderemos ter de recorrer às largas quantidades destes elementos que se conhecem nos fundos marinhos.
Um dos principais objetivos da exposição é o de promover um amplo debate acerca de temas como reservas e produção primária, panorama dos recursos naturais em terra, reciclagem, substituição de aplicações, consumo e consumismo, e, claro, sobre novas fontes de recursos naturais, nomeadamente nos fundos marinhos.

Retirado de http://marmineral.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Resposta à da Adivinha Geológica 4